CABO VERDE

O pequeno grupo de ilhas foi, durante muitos séculos, uma colónia portuguesa e só alcançou a sua independência no ano de 1975. A partir do início dos anos 90 o país desenvolveu-se gradualmente num promissor destino turístico. Apesar desta evolução positiva, o país ainda necessita de ser apoiado por organizações internacionais e principalmente por remessa de cabo-verdianos que vivem no estrangeiro. Os familiares dos emigrantes vivem essencialmente da ajuda dos mesmos. Em Santo Antão, o turismo ainda se encontra numa fase inicial, as famílias são numerosas e consequentemente são as que têm mais dificuldades.

O arquipélago de Cabo Verde é um pequeno grupo de ilhas, que se localiza a cerca de 500 km a oeste da costa Africana, a meio caminho entre a Europa e a América Latina.

Até poucos anos atrás o arquipélago, composto por 10 ilhas, ainda pertencia aos grupos de países mais pobres do mundo. Devido a longos períodos de seca e condições de vida difíceis, um grande número de habitantes emigrou para outros continentes deixando para trás os seus familiares em busca de novas oportunidades econômicas e melhores condições de vida. O país tem mais de cerca de 550.000 habitantes, mas outrora contava com cerca de 1,2 milhões de habitantes.